Make your own free website on Tripod.com

PESQUISA

Para que a proposta de ordenamento da produção de ostras no estuário de Cananéia fosse possível, várias pesquisas tiveram de ser executadas, em diversas áreas temáticas, como a zootécnica, higiênico-sanitária e ambiental. Todos estes projetos foram coordenados pela equipe de moluscos bivalves do Instituto de Pesca e os resultados obtidos estão sendo paulatinamente divulgados por meio de artigos científicos, apresentações em eventos e matérias.

Projeto: “Uso Sustentável do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida: Manejo de Bancos Naturais e Engorda de Ostras”

Objetivo: gerar parâmetros zootécnicos para a atividade de engorda de ostras (densidade de semeadura, safras, manejo)

Trabalhos gerados:
em redação o artigo científico “Avaliação de Diferentes Densidades de Semeadura na Engorda de Ostras em Viveiros Tipo Tabuleiro no Estuário de Cananéia-SP”

Projeto: “Contribuição ao ordenamento da produção comercial da ostra do mangue Crassostrea brasiliana na região estuarino-lagunar de Cananéia – aspectos sanitários”

Objetivo: gerar subsídios para a legislação sanitária de moluscos e para a obtenção do SIF da Estação Depuradora de Moluscos de Cananéia.

Trabalhos gerados:

Resumos

CAMPOLIM, M.B. & MACHADO, I.C. Proposta de ordenamento da exploração comercial da ostra do mangue Crassostrea brasiliana na região estuarino-lagunar de Cananéia-SP, com vistas à sustentabilidade do recurso. Seminário Ciência e Desenvolvimento Sustentável- resumos. Instituto de Estudos Avançados. Universidade de São Paulo, 2-4 de julho de 1997, p.153-155. São Paulo-SP.

MACHADO,I.C.; CAMPOLIM,M.B. Implantação de uma estação depuradora comunitária no município de Cananéia-SP, visando a certificação sanitária da produção da ostra do mangue Crassostrea brasiliana. Higiene Alimentar, vol 13, no 61, 60-61, abr-mai, 1999

Artigo técnico-científico

MACHADO,I.C.; CAMPOLIM,M.B.; GELLI,D.S.; KOGA,S.M.; WOIOECHOVSKY,E. Delineamento do perfil higiênico-sanitário das áreas produtivas com vistas à obtenção de subsídios para a regulamentação da produção da ostra do mangue Crassostrea brasiliana na região de Cananéia-SP. VII COLACMAR- Congresso Latino-americano sobre Ciências do Mar. IOUSP/ALICMAR, 22-26 de setembro de 1997, p.112-113. Santos-SP.

CAMPOLIM, M.B. & MACHADO, I.C. Proposta de ordenamento da exploração comercial da ostra do mangue Crassostrea brasiliana na região estuarino-lagunar de Cananéia-SP. VII COLACMAR- Congresso Latino-americano sobre Ciências do Mar. IOUSP/ALICMAR, 22-26 de setembro de 1997, p.135-137. Santos-SP.

 Artigo científico

CAMPOLIM, M.B. & MACHADO, I.C. Proposta de ordenamento da exploração comercial da ostra do mangue Crassostrea brasiliana na região estuarino-lagunar de Cananéia-SP. Seminário Ciência e Desenvolvimento Sustentável- artigos científicos. Instituto de Estudos Avançados. Universidade de São Paulo, 2-4 de julho de 1997, p.275-287. São Paulo-SP.

Artigos científicos ainda não publicados

Estudo da ocorrência de contaminação orgânica no estuário de Cananéia-SP, Brasil, como subsídio para a extração, manejo e cultivo da ostra do mangue Crassostrea brasiliana. 1. Avaliação da qualidade da água. Ingrid Cabral MACHADO, Sílvia Mayumi KOGA, Ernani WOIOECHOVSKY, Dilma Scala GELLI.

Estudo da ocorrência de contaminação orgânica no estuário de Cananéia-SP, Brasil, como subsídio para a extração, manejo e cultivo da ostra do mangue Crassostrea brasiliana. 2. Análise da ostra (tecidos moles e líquido intervalvar). Ingrid MACHADO, Ana Ma R. de PAULA, Adriana BUZZO, Miyoko JAKABI, Christiane RISTORI, Harumi SAKUMA

Artigos científicos em redação

1Estudo da Ocorrência dos metais pesados Pb, Cd e Hg na ostra de mangue Crassostrea brasiliana do estuário de cananéia-SP, Brasil, como subsídio para a exploração comercial deste molusco bivalve. Ingrid MACHADO, Alice SAKUMA, Franca D. de MAIO

Projeto: “Avaliação de estoque, do crescimento e da mortalidade da ostra Crassostrea brasiliana (LAMARCK, 1819) nos bosques de manguezal a jusante de rios e gamboas do estuário de Cananéia (025ºS; 048ºW)”

Artigos científicos ainda não publicados

Avaliação do estoque da ostra Crassostrea brasiliana (LAMARCK, 1819) em bosques de manguezal da região estuarino-lagunar de Cananéia (025ºS; 048ºW) Orlando Martins PEREIRA, Ingrid Cabral MACHADO, Marcelo Barbosa HENRIQUES, Márcia Santos Nunes GALVÃO, Alexandre Assis BASTOS.

Aspectos reprodutivos da ostra Crassostrea brasiliana (LAMARCK, 1819) em manguezal do estuário de Cananéia-SP (25ºS; 48ºW). Márcia Santos Nunes GALVÃO, Orlando Martins PEREIRA, Ingrid Cabral MACHADO, Marcelo Barbosa HENRIQUES.

Artigos científicos em redação

Avaliação do estoque da ostra Crassostrea brasiliana (LAMARCK, 1819) em bosques de manguezal a jusante de rios e gamboas do estuário de Cananéia (025ºS; 048ºW) Orlando Martins PEREIRA, Ingrid Cabral MACHADO, Marcelo Barbosa HENRIQUES, Márcia Santos Nunes GALVÃO.

 

Página anterior